Conheça os participantes
Luigi Ferrajoli - Professor, escritor e jurista italiano. Atuou como juiz entre 1967 e 1975. Considerado o principal responsável pelo desenvolvimento da teoria do garantismo penal.
José Pepe Mujica - Presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Ex-senador e ex-deputado do seu país. Também exerceu o cargo de presidente do Mercosul.
Tarso Genro - Advogado, ex-ministro da Justiça do Brasil e ex-governador do Rio Grande do Sul. Atualmente é presidente do Instituto Novos Paradigmas.
Miryan Hazán - Jornalista mexicana, Mestre em estudos Latinoamericanos e doutora em Governo pela Universidade do Texas, em Austin. Atualmente atua na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Alicia Ruiz - Magistrada argentina, juíza do Tribunal Superior de Justiça de Buenos Aires. Professora de Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito da Universidade de Buenos Aires.
Organizador
Javier Miranda - Diretor do Programa de Direitos Humanos do Centro Latinoamericano de Economia Humana (CLAEH). Ex-ministro de Direitos Humanos do Uruguai e ex-presidente da Frente Ampla.
Conferência Internacional: Tarso Genro fala da importância da obra de Luigi Ferrajoli
Autor e colaborador de dezenas de livros na Área do Direito, a trajetória jurídica do advogado Tarso Genro sempre transcorreu de forma relacionada com suas atividades políticas. Não apenas quando exerceu a função de Ministro da Justiça do Governo Lula, mas também em todos os cargos legislativos e executivos que ocupou, o conhecimento jurídico foi uma ferramenta fundamental para embasar suas ações e decisões. Seja na relação com o funcionalismo público nas esferas municipal, estadual e federal, na elaboração de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), até em discussão de grandes temas da Federação e da defesa da Democracia, Tarso sempre alinhou seus conhecimentos políticos e jurídicos.

Mesmo há sete anos afastados das disputas eleitorais, após concluir seu mandato de governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro manteve sua atuação política como um dirigente partidário e militante das justas causas humanistas do Brasil e do Mundo. Porém, mesmo que nunca as tenha abandonado, a atuação como jurista aumentou bastante, principalmente através das duas instituições que ajudou a fundar: o Instituto Novos Paradigmas (INP) e o Democracia e Direitos Fundamentais (DDF).

Tanto o INP quanto o DDF estão na organização da grande conferência internacional programada para o próximo dia 10 de setembro. Direto da Itália, o jurista e professor Luigi Ferrajoli irá falar sobre o seu livro "Por una Constituición de la Tierra" (a obra ainda está em fase de tradução para a língua portuguesa).

"A obra magnífica do professor Luigi Ferrajoli que será apresentada na nossa conferência internacional dá prosseguimento ao grande trabalho intelectual, político e de filosofia moral desenvolvida por esse jurista. "Por una Constituición de la Tierra" um livro de grande destaque dentro da obra enciclopédica de Ferrajoli, que passa pelas razões jurídicas do pacifismo, da democracia e do garantismo. Este livro coloca as responsabilidades estruturantes do Direito para um bom futuro para a humanidade. Trata-se na verdade da consolidação teorética e política daquilo que se pode chamar de internacionalismo democrático no coração de todos os povos", afirma Tarso Genro.

A conferência internacional de Luigi Ferrajoli ocorrerá no dia 10 de setembro, a partir das 10 horas (horário de Brasília). O evento terá transmissão online, além de convidados presenciais em Porto Alegre que vão abordar com o autor os aspectos mais importantes do livro. Tarso Genro será um dos debatedores. Para mais informaçõµes, basta acessar o site www.novosparadigmas.com.br/ferrajoli e seguir o INP nas redes sociais. Quem se inscrever no canal do Youtube do Democracia e Direitos Fundamentais também receberá notificações da transmissão virtual. Basta acessar a TV DDF através do link www.youtube.com/TVDDF.

Além do INP e do DDF, o evento também conta com a parceria das seguintes instituições: Instituto Declatra, Academia Paulista de Direito, Democracia e Mundo do Trabalho (DMT em Debate), Associação do Ministério Público do RS, Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS, AJURIS - Associação dos Juízes do RS, Fundação Escola Superior do Ministério Público, Academia Brasileira de Direito do Trabalho e Academia Paulista de Direito do Trabalho.

Vídeos